segunda-feira, 30 de maio de 2011

Atividades com aluno especial!

Relatório da atividade TA com o aluno
Professor-cursista: Morgânia Bezerra Machado
Formador: Edilma Lima e Renata de Oliveira


1. Aluno: Uma aluna do 10 ano do Ensino Médio, 15 anos, chamada Mônica Alencar Rocha, a qual possui deficiência visual.
2. Descrição da atividade
Como já dispunha do programa Dosvox, disponibilizado pelo curso, resolvi propor a aluna em questão a digitação do texto “A Biologia e sua importância na atualidade”, o qual foi trabalhado em sala de aula, com o objetivo de responder ao questionário proposto, o qual seria lido, explicado com a minha orientação. Além do texto, aproveitar o momento para apresentar o programa a aluna e ajudá-la no seu manuseio. Após esta etapa, instalei o Dosvox no computador pessoal da aluna.
3. Tecnologia Assistiva escolhida
→ Programa Dosvox.
4. Reflexão sobre a experiência:


Uma pessoa cega pode ter algumas limitações, as quais poderão trazer obstáculos ao seu aproveitamento produtivo na sociedade. Grande parte destas limitações podem ser virtualmente eliminadas através de dois elementos: uma educação adaptada à sua realidade e o uso de tecnologia para diminuir as barreiras
A grande dificuldade do aluno de nível médio cego é o acesso aos livros didáticos. Grande parte dos professores se utilizam exclusivamente do meio oral para transmissão de conhecimentos para os alunos e sua avaliação. A realização de trabalhos escolares, feita em Braille, e corrigida por um professor que não sabe Braille, é evitada. O resultado disso é um aluno mal formado, com graves erros de escrita e, por praticamente não ler, um distanciamento cultural intenso.
A aluna apresentou grande entusiasmo ao perceber como os programas falados poderiam facilitar sua vida, como ele orienta na prática da digitação e na leitura dos textos digitalizados.
Ao fazer uso do Dosvox, o aluno pode fazer seus trabalhos sendo facilmente compreendido pelo professor. É preciso disponibilizar o Dosvox à comunidade estudantil, em especial os equipamentos de scanner, o qual infelizmente não dispomos.
De inicio, a aluna apresentou alguma dificuldade de acesso a leitura. Sentiu-se mais segura, confiante a medida que manuseava, e nos intervalos, adorou os jogos do programa. Tal dificuldade de leitura, e fundamental no estudo, acompanha sempre o cego. Por exemplo, uma pessoa que tenha ficado cega, e que já tenha uma profissão, tem totalmente tolhido seu desenvolvimento profissional. O acesso a jornais impressos só é possível via uso de "ledores", termo que designa os leitores voluntários.
A aluna sonha em cursar Administração, e disse que “agora sente seu sonho mais possível, realizável...”.
A realização da atividade proposta a aluna foi mais pelo Dosvox, avalio que ela teve um rendimento muito maior do que nas aulas expositivas, teóricas, respondeu a atividade final de avaliação sem apresentar dificuldades maiores.
Lógico que possibilita uma independência para muitos cegos. No entanto, percebo que é necessário também inovar o que já existe.
O uso do computador na casa do aluno pode minorar alguns dos problemas, em especial a leitura dos trabalhos escolares, pena nem todos poderem ter a sua disposição. Pretendo implementar nas minhas de nível médio, não somente utilizá-lo para o preparo das aulas e exercícios.
O Dosvox pode ser visto como uma ferramenta sem a qual as coisas ficam muito mais difíceis para o deficiente visual. Entretanto, para que ele possa continuar a ser efetivamente importante, são necessárias ações continuadas e, também, que sejam aplicadas ao maior número de deficientes visuais do nosso país. Isso depende do esforço de todos: é um esforço social e político, nunca dissociado do esforço de desenvolvimento técnico.

Um comentário:

  1. Nossa Morgana, deve ter sido uma experiência incrível, tanto para ela quanto para você.

    Tomara que o seu relato motive mais pessoas a utilizarem dos recursos de TA.

    Abraços,
    Renata

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